Escolinha de futebol – Sonhos de várias crianças

Escolinha de futebol, sonhos de várias crianças brasileiras e do mundo inteiro. O blog Quase Tudo preparou um artigo importantíssimo sobre a trajetória dessa garotada e buscar dos sonhos.

Sonhos de meninos treinando
Meninos treinando

 

Escolinha de futebol – Sonhos de várias crianças

Não é segredo para ninguém que o futebol proporciona para crianças do mundo inteiro a vontade de sonhar alto, E que há pelo mundo inteiro escolinhas de futebol dando oportunidades para essa garotada.

O Brasil é referência mundial, quando o assunto falado é o futebol, sendo assim vamos relatar um pouco das dificuldades que são; torna este sonho em realidade.

Entendendo sobre o assunto 

O futebol  vai além de uma paixão nacional: O esporte é uma paixão mundial! Mesmo que os brasileiros quisesse que este esporte fosse invenção nacional, o mérito é todo dos Ingleses.

O esporte mais amado deste século ganhou suas formas modernas no final do século XIX.

imagens das Primeira partidas oficial
Primeira partidas oficial

No Brasil o futebol se firmou como esporte das multidões: Embora houvesse times da grande elite quando o esporte foi implantado no País, a grande maioria dos times se formou nas classes mais baixas, e está cultura permanece até os dias de Hoje. A galera  que se reuni para jogar bola nos campinhos de várzea que temos pelas cidades e bairros permanece animada sempre.

Onde encontrar uma escolinha de futebol

Não é muito difícil encontrarmos uma escolinha de futebol, se andarmos pelos bairros da cidade é fácil vermos sempre uma meninada reunida para treinar e se aperfeiçoar na modalidade.

Para entendermos melhor o assunto vamos, pega como exemplo a escolinha do flamengo.

Escolinha do flamengo 

Imagens de escolinha do flamengo
Escolinha do flamengo

A Escolinha de Futebol do Flamengo é um projeto apoiado pelo Clube de Regatas do Flamengo e administrado pela Time Marketing Esportivo. Foi criado para difundir a marca Flamengo e levar um ambiente de esporte e lazer às comunidades.

É um trabalho acompanhado com seriedade e profissionalismo, pois o que está em jogo é a educação de milhares de jovens no clube mais querido do Brasil.

A Escolinha do Flamengo está aberta a crianças e adolescentes, meninos e meninas que queiram desenvolver suas habilidades físicas, esportivas e sociais.

Dificuldade de se torna um jogador de futebol

São grandes as dificuldades de se torna um jogador de futebol. Pensando nessas dificuldades o que poderíamos fazer para encontrar as melhores oportunidades para que haja uma formação de alto nível para nossos atletas.

O Brasil por ser uma nação capitalista se torna um pouco mais complicado, as dificuldades financeiras são as responsáveis por afastar inúmeras crianças talentosas do mundo profissional do futebol.

Estas dificuldades levam famílias a procurarem por ajudas de terceiros, que na maioria das vezes jamais encontram

As crianças e jovens mais talentosas, geralmente são de famílias simples e que passam muitas dificuldades financeiras, inclusive para deslocamentos entre sua moradia e os centros de treinamentos.

É este é um dos fatores que mais pesam na maioria das famílias de jovens talentos do futebol. Por não terem condições financeiras, Pais e Jogadores, ficam à mercê da pura Sorte.

Esperando que alguém bata a sua porta e transforme tudo ao seu redor.  Quando não encontram, e a grande maioria geralmente não encontra, acabam desistindo precocemente. Jogando toda uma carreira bem sucedida fora.

Este é o retrato mais fiel do nosso País, não criar mecanismos nas escolas para apoiar futuros atletas.

Formação e preparação

Se houvesse uma melhor preparação para a formação de nossos jovens, certamente o nosso País seria imbatível a nível de Talentos do Futebol.

A quantidade de jogadores ainda Jovens que são desperdiçados por Clubes de Futebol é muito grande. A necessidade de dar devida atenção na formação de grandes atletas, o País ganharia muito com isso. Os clubes ganhariam, as famílias ganhariam, e o esporte em si ganharia ainda mais.

Os nossos jogadores são espetaculares e diferentes dos outros Países. Não que eles não tenham qualidades. A formação de atletas para o futebol no mundo é diferente da nossa.

E hoje em dia pela seriedade que os outros Países tratam o futebol, estão construindo carreiras de jogadores muito mais consistentes e valorizadas que nossos grandes craques.

O que podemos fazer

Temos que primeiramente selecionar o maior número possível de jovens talentos em algum determinado lugar. Espaço onde todos os Craques sejam formados, e depois serem encaminhados para os Clubes de Futebol, que pagariam para terem o controle da carreira destes atletas, preservando em contratos a parte que pertence a família e os jogadores.

Nosso maior problema no Brasil são os interesses financeiros e a ganância de dirigentes em todos os níveis do futebol. Todos só querem se dar bem e com isso, quem está dentro não quer sair e quem está fora, apenas fica com as migalhas que sobram desse universo.

Agora precisamos nos esforça para que todos tenham acesso e consigo alcançar o tão sonhado contrato de ser um jogador profissional.