Comida Baiana – Um tempero diferente

Falar da Bahia é entrar no berço da descoberta do nosso País pelos portugueses! Pensando em te apresentar um tempero diferente, o blog Quase Tudo trará algumas receitas de dar água na boca.

MOQUECA DE PEIXE

Moqueca de peixe
Moqueca de peixe

INGREDIENTES

-1 kg de filé de peixe sem pele

-Sal, pimenta do reino moída e suco de limão a gosto

-2 cebolas picadas

-1 pimentão verde picado

-1 pimentão vermelho picado

-4 tomates maduros picados

-4 raminhos de coentro picados

-3 colheres de sopa de azeite de dendê

-200 ml de leite de coco

MODO DE PREPARO

Tempere o peixe com sal, pimenta e limão e deixe tomar gosto por cerca de 1 hora. Numa panela grande coloque camadas do peixe, intercaladas com a cebola, o pimentão (verde e vermelho), o tomate e coentro. Repita as camadas até acabar o peixe. Regue com azeite de dendê e coloque em seguida o leite de coco. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos com a panela tampada. Durante o cozimento, use uma concha pequena e vá recolhendo o caldo e jogando por cima do peixe. Agora convide seus amigos e façam uma boa refeição acompanhada de um bom vinho.

Tempo para preparar: Tempo para cozinhar: 

CARURU

Caruru modo de preparar
Caruru modo de preparar

Ingredientes

-1 kg de quiabo

-250 g de camarões secos

-1 xícara (chá) de castanhas de caju moída

-1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído

-1 cebola grande

-1 dente de alho

-pimenta seca

-coentro

-sal, salsa e cebolinha a gosto

-2 colheres (sopa) de óleo

 

MODO DE PREPARO

Ferva e descasque os camarões secos, passe em máquina de moer bem fino a cebola, o alho, a pimenta seca, os camarões e outros condimentos. Moa separadamente a castanha de caju e o amendoim. Limpe os quiabos para tirar bem a gosma, lave-os, enxugue-os e passe um pouco de caldo de limão, corte-os em rodelas.

Aqueça o óleo, refogue a mistura de camarões e os temperos, acrescente o quiabo e vá mexendo com colher de pau. Tampe a panela e deixe cozinhar, juntando água fervente aos poucos até que cozinhe o quiabo. Continue mexendo até virar um creme, junte o amendoim e a castanha moída sem parar de mexer, prove e adicione sal se for necessário, um pouco antes de tirar do fogo,acrescente azeite de dendê.

Duas das receitas mais famosas da Bahia, agora vamos aprender a fazer e convidar amigos e parentes para saborear aquela refeição maravilhosa.

Aqui procuramos trazer para o leitor tudo que possa lhe ajudar.